Missões na Ilha de Chiloé
Deus não se esqueceu das ilhas
Mitos, crenças e desafios. Missão nas Ilhas de Chiloé é um dos trabalhos desenvolvidos pelos Gideões em uma terra longínqua, no oceano Pacífico. Trata-se de um arquipélago com 72 ilhas e 150 mil habitantes. Nossos missionários evangelizam diuturnamente um povo de cultura milenar, ascendentes dos primeiros habitantes do lugar: os índios mapuches.
Os Gideões Missionários da Última Hora começaram o trabalho ali através do pastor Juan Alonso Soto Nonque e sua esposa missionária Telma. Quando chegaram iniciaram um trabalho evangelístico e em pouco tempo obtiveram resultados satisfatórios.
Segundo pastor Juan, uma das maiores dificuldades na ilha são as condições climáticas que mudam continuamente; no inverno a velocidade dos ventos chega de 75 a 80 quilômetros por hora, afetando-os fisicamente. Segundo Juan, o povo da ilha é muito idólatra, e o envolvimento dos ilhéus com trabalhos de bruxaria é demasiado.
A ilha é repleta de mitos antigos, e ainda no século XXI alguns moradores creem em algumas lendas. Os mitos existentes na ilha continuam encantando a população de todo o país e viajantes estrangeiros que chegam ao arquipélago de 180 km de extensão. Muitos dos protagonistas mitológicos do lugar são provenientes dos mares, sendo que a ilha é rodeada por canais, baías e pelo oceano Pacífico.
Ilha Chiloé
A Ilha Chiloé (em espanhol: Isla de Chiloé ou Isla Grande de Chiloé) é uma ilha do Oceano Pacífico, a quinta em tamanho da América do Sul ao largo da costa do Chile. Fica na Região de Los Lagos e é a maior do Arquipélago Chiloé. (Wikipédia)
Nosso trabalho na Ilha de Chiloé
Nossos missionários encontram-se em Ancud, uma das cidades mais importantes da região. Cerca de cem membros fazem parte de nossa igreja, sem contar os congregados. A cada dia o poder de Deus tem se manifestado, e isto tem ocorrido mediante terríveis lutas espirituais.
Em relatório pastor Juan relata que alguns membros moram de 35 a 45 quilômetros da igreja, porém são membros assíduos do ministério. O trabalho é realizado com muito esforço e amor às almas, e faz parte de mais uma concreta realização dos Gideões Missionários, e a cada dia tem tido continuidade e sustento financeiro, pois colaboradores do Brasil e do mundo enviam suas ofertas missionárias.
Em meio a esta mistura cultural e mitológica o casal de missionários visita, faz cultos, batiza e evangeliza os moradores ilhéus. Quanto mais anunciarmos e apoiarmos o trabalho destes que se disponibilizam em pregar o evangelho nas ilhas, mais será derramado o poder de Deus na vida daqueles que conhecerem a palavra do Senhor.
Esta e outras ilhas estão sendo evangelizadas diariamente pelos missionários dos Gideões. A ordem imposta ao declarante do cristianismo é de que fosse até os confins da terra anunciar o evangelho. Se cada um de nós investirmos em missões, em pouco tempo as ilhas serão evangelizadas e a vinda do Senhor será abreviada.